Primeiramente, é necessário que sua empresa possua vendas a prazo, com recebimento por boletos, cheques ou até mesmo depósito em conta. Então, compramos o título negociado, pagando sua empresa à vista e recebendo diretamente de seu cliente, no vencimento.
Do que preciso para conseguir fazer as antecipações?
Temos um procedimento com o mínimo de burocracia, o primeiro passo é realizar o cadastro de sua empresa conosco. O cadastro é gratuito, seguro e confidencial. Ele permite acessar nosso sistema online para ter as cotações das antecipações sem compromisso e em poucos minutos, para que possa se planejar. É possível também realizar o pré-cadastro em “Área do cliente”.
Realizado o cadastro, geramos um Contrato de Securitização para poder efetivar as operações. Para se cadastrar, pedimos uma ficha e os documentos relacionados ao final dela.
A operação na prática
Para enviar a operação, basta acessar www.smartfactor.com.br/gp5 e entrar com seu usuário e senha. Daremos as instruções para preencher os dados da nota fiscal ou cheque, notas em formato .xml podem ser colocadas automaticamente. Se preferir, podemos receber as operações por e-mail e até mesmo WhatsApp.
Recebida a operação, fazemos uma análise e então respondemos se aprovamos ou não, com os motivos. Em seguida, mandamos o borderô (descrição dos custos) para que também possa aprovar.
Tudo de acordo, entramos em contato com seu cliente para confirmar o pedido ou recebimento da mercadoria, informar a compra do título, buscar o aceite por e-mail e confirmar os dados de contato para envio do boleto. Há tipos de operação em que não há necessidade de entrar em contato com seu cliente, mais detalhes à frente.
Feita essa confirmação, enviamos os documentos próprios da operação. Esses documentos podem ser assinados digitalmente com o certificado do e-CPF/e-CNPJ ou em papel, de acordo com a preferência. Assinados, finalizamos com a Transferência em conta do seu CNPJ cadastrado.
A operação na prática
Operação performada: quando a mercadoria já foi entregue ou o serviço já prestado. Nesse caso, como a mercadoria/serviço está entregue/realizado, há menor risco de crédito. Assim, geralmente não há dificuldade ter o aceite com seu cliente. Por conta da segurança da operação, a aprovação é mais fácil, ágil e permite um maior volume.
Operação em trânsito: quando a mercadoria está em trânsito ou o serviço é de prestação continuada. Nesse caso, o risco é ligeiramente maior por conta dos imprevistos que podem acontecer com a aceitação da mercadoria, serviço ou mesmo transporte. Para conseguir a aprovação, precisamos ter um comprovante de despacho e a confirmação do pedido, que deverá ser formal (por e-mail) quando entregue. Uma carteira performada ou um bom relacionamento já consolidados contribuem para a aprovação.
Fomento à matéria-prima: trata-se da antecipação feita com base na ordem de compra de seu cliente. Aqui, o risco é maior pois está sujeito aos imprevistos de toda a cadeia produtiva até a aceitação do produto. Para a aprovação, é necessária a confirmação (formal na entrega) do pedido (telefone/documentação acessória/troca de e-mails, etc.), uma carteira de títulos performados e um bom relacionamento.
Operação comissária: o risco de crédito está todo no cedente do título, não há confirmação formal com o sacado. Pode ser feita com o recebimento normal em sua conta (a ser transferido para a GP5 Capital) ou por meio de uma conta consignada. Exige ou garantia ou uma carteira consolidada e um bom relacionamento.